Tradutor

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atividades marcam a 10ª Semana dos Museus


A arte transformando a educação

(Jussara Moura Vieira Mantovani)

Educação è: desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo. Esta definição é um processo que se divide em três áreas da aprendizagem: cognitiva, afetiva e psicomotora.
A transformação de uma sociedade começa pela educação de seu povo. Sabemos que boa parte de nossa infância e adolescência passamos na escola.
É pensando nisso que o “Projeto Crieartes” da Escola Municipal Professora Clarice Toledo, desenvolve a arte, como nanifestação de conhecimento, interpretação e intervenção da realidade. É uma linguagem, e experiência fundamental de liberdade de expressão da memória e desenvolvimento da cultura.
A produção artística tem a peculiaridade de transcender o tempo histórico por meio de transgressões e rupturas de projeções e criações imaginárias. A integração desses conhecimentos favorece a construção do percurso de expressão e criação individual de cada aluno e nas formas de relacionar-se no cotidiano de modo autônomo.
Sob a orientação da professora Jussara Moura Vieira Mantovani, os alunos participam do desafio dos museus brasileiros que comemoram a 10ª Semana Nacional de Museus com o tema “Museus em um mundo de transformação- novos desafios, novas inspirações”.
A idéia é apresentar o Museu de Pouso Alegre “Tuany Toledo”, o seu papel e contribuição para a sociedade, que é parte integrante e participativa na formação da nossa história. E é através da pintura em tela, da arte retrô até a arte moderna, trazendo uma identidade real de nossa cultura, mostrando nosso povo, numa arte verdadeira, produzindo pinturas históricas sobre o tema da vida moderna diante das transformações, dos desafios e inspirações.

Oficina de Pintura
O Projeto Crieartes, com apoio da direção e equipe pedagógica, desenvolve um trabalho educativo em artes, proporcionando aos alunos, por meio de atividades culturais artísticas, a conscientização sobre os problemas ambientais, saúde, esporte, recreação, cuidados com patrimônios e a assimilação consciente da cidadania.
E é nessas condições que o Projeto Crieartes, em horários extra-turno, proporciona aos alunos a oportunidade de participar das oficinas desenvolvidas durante o projeto, considerando que os pais de famílias de baixa renda permanecem fora de seus lares por longo período de tempo, deixando seus filhos em casa a mercê da própria sorte e muitas vezes em situações de risco.
Integrantes do projeto se preparam para iniciar as atividades
Integrante dos projetos escolhem peças do cotidiano
pertencentes ao Museu para inspirar suas pinturas 
Aos poucos as telas vao ganhando cores

Nenhum comentário:

Postar um comentário