Tradutor

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Casa dos Junqueiras

Em 1927, José e Edite de Azevedo Junqueira fez construir, para sua residência o casarão situado na Av. Abreu Lima A planta e a construção são de autoria do engenheiro Mário Gissoni, mestre natural de Ribeirão Preto- SP.

A casa, em estilo neocolonial que se mistura com vários outros em voga na época, serviu de residência à família durante muitos anos. Fechada durante as décadas de 70 e 80, em 1992 foi alugada à Prefeitura Municipal que a restaurou para a instalação da Secretaria da Cultura. 

Durante a restauração várias peças, de valor a colecionadores e antiquários, foram encontradas em seu porão. Depois de restauradas passaram a fazer parte do mobiliário e decoração que foram mantidos pela prefeitura para exposição. Sendo ocupada depois, pela Secretaria do Bem-Estar Social, esses móveis e objetos decorativos foram retirados pela família Junqueira e divididos entre seus herdeiros. Segundo consta do depoimento de várias pessoas, a casa, como tantas outras, possui seus fantasmas, que, segundo os vigias noturnos, andam à noite dentro dela, fazem barulho e, certamente assustam os incautos. 
É importante observar neste imóvel 2 afrescos, um a cada lado da porta principal de entrada. Estas pinturas representam paisagens do início do século, retratando as cheias do Rio Mandu que se situa a poucas quadras do lugar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário