Tradutor

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira


Em 02/02/1911 chega, a Pouso Alegre, a Revma. Madre provincial das Irmãs Dorotheas, de Portugal, a fim de instalar um Colégio para as meninas. Tendo funcionado em casas determinadas, em 03/03/1918 é lançada a pedra fundamental da Escola Normal Santa Dorothea, na Rua Francisco Salles. A construção se inicia sob a planta e orientação do Eng. Mário Gissoni.
Em 26/06/1918 o bispo Dom Octávio Chagas de Miranda benze o novo edifício construído para abrigar a Escola Normal Santa Dorothea. Em 27/10/1926 é inaugurada a Capela do Sagrado Coração de Jesus, junto à Escola Normal.
Durante os anos que se seguiram, o educandário se encarregou de dotar as moças de Pouso Alegre e cidades vizinhas, de uma educação esmerada, onde pontificavam os ensinamentos religiosos morais e os necessários para dotá-los, não só de cultura acadêmica, mas também de uma cultura esmerada, pontada pela sabedoria e ampla habilidade para exercerem as atividades domésticas. O colégio funcionou no local até 1975 quando as freiras, após a construção de novo prédio na confluência da rodovia com a Av. Tuany Toledo para lá transferiram suas atividades.
Em 1978 foi ocupado pelo Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, que transferido da Praça João Pinheiro lá funcionou até 09/03/87, data que um incêndio, declarado criminoso pela perícia técnica, destruiu o prédio internamente. O fogo queimou o assoalho do 2° piso e do 3°, já que na época de sua construção não havia o uso de lages de concreto. Queimou-lhe o telhado, história, instrumentos musicais, arquivos, enfim, uma parte da vida de professores e alunos, que, motivados pela perda, reagiram e foram à luta para reconstruí-lo. As fachadas permaneciam intactas e, após anos de trabalho, de doação e de importante ajuda do Estado ele foi totalmente reconstruído e sua reinauguração aconteceu entre festas e comemorações no dia 10/08/1994. E atualmente ele se encontra, como no tempo de sua construção, pontificando na confluência das Ruas Francisco Sales e Cel. Otávio Meyer. Do seu interior se ouvem os sons dos violinos, pianos, vozes em coro que saúdam, todos os dias, a sua reconstrução.
Escola Normal 1930

Conservatório de Música- 2011
Fonte: http://www.pousoalegre.net/sobre-pouso-alegre/pontos-turisticos-o-que-conhecer-em-pouso-alegre/


Fonte: Dossiê dos Bens Tombados da Cidade de Pouso Alegre, abril de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário