Tradutor

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira

Em 1918 é ajustada por 280 contos de réis a venda ao Governo Federal dos Edifícios do Ginásio Diocesano e Escola Normal das Dorotheas para a instalação de uma nova unidade do Exército Nacional. 

Em 1925, a 29 de dezembro, acontece o lançamento da pedra fundamental para a construção do novo Seminário Diocesano. 

A inauguração do novo edifício do Seminário se dá no ano de 1927, construído a pedido de Dom Octávio Chagas de Miranda, com o dinheiro da venda do Ginásio Diocesano ao Exército Nacional. 
Em 1969 o Seminário já funcionava no bairro São Geraldo, onde fora construído um novo e moderno prédio. Foi então que Dom José d’Ângelo Neto, arcebispo de Pouso Alegre, vendeu o prédio do antigo seminário, situado à Rua Bueno Brandão, 220, à Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, cujo diretor era o Dr. Lecyr Ferreira da Silva. Desde então lá funciona a Escola Estadual cujo prédio, belo representante da arquitetura eclética tão comum na cidade, se encontra bem preservado, sendo que, no seu interior, partindo do hall de entrada, se encontra uma escada de madeira, feita artesanalmente por carpinteiros italianos, cujos nomes se perdeu.

Seminario Diocesano- Década de 40
Fonte: http://ginacaninana.blogspot.com.br/2011/03/patrimonio-historico-de-pouso-alegre.html
Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira 2011
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/59602245


Fonte: Dossiê dos Bens Tombados da Cidade de Pouso Alegre, abril de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário