Tradutor

terça-feira, 22 de maio de 2012

Estação Ferroviária

No ano de 1887, o Governo Mineiro contratou com C. Euler. Jr. E R. Castro Maia a construção de uma estrada de ferro com ponto de partida na estação de Soledade de Minas e na Estrada de Ferro Minas a Rio e terminal em Sapucaí, como era denominada, adquiriu novas concessões que lhe permitiram ligar Soledade de Minas à Estrada de Ferro Central do Brasil.
Para servir ao movimento de passageiros foi construída a Estação de Pouso alegre, obedecendo ao estilo, em voga de construções ferroviárias.
Constava de uma plataforma de embarque, uma sala onde ficava o telégrafo que recebia comunicações enviadas por outras estações, a bilheteria onde as passagens eram vendidas e um amplo armazém que abrigava a carga e descarga a ser despachada ou recebida por meio do trem. Havia, também, uma sala de espera para os passageiros, com mobiliário compatível e banheiros masculino e feminino.
Sem ter um estilo definido, o prédio da estação nada mais era que uma construção útil onde o primeiro objetivo era atender e dar conforto aos passageiros.
Depois de desativada a ferrovia, o prédio funcionou como armazém e em 1988 foi reformado e adaptado para servir como “Casa da Cultura” tendo nele funcionada uma galeria de artes plásticas, a Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Municipal e agora abriga o Centro de convivência de idosos.

Estaçao Ferroviaria- 1930
Centro de Convivencia de Idosos- 2011
Disponivel no site: http://viagemnostrilhos.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html


Fonte: Dossiê dos Bens Tombados da Cidade de Pouso Alegre, abril de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário