Tradutor

terça-feira, 22 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre (p.83-85)

Da Estação, subindo pela rua principal, passa-se á cadeia no largo do mesmo nome. O edificio consta do pavimento terreo onde estão as prisões, e do pavimento superior onde funccionam o jury e a policia.
Grossas paredes construidas de taipas e forradas de pranchões no interior das prisões, cercam o pavimento inferior, emquanto que as paredes do pavimento superior são construidas de adobos.
Ao fundo, o edificio ramifica-se em duas alas, ligadas por um muro, que fecham uma area que dá aceso a quatro prisões.
Apezar de não ser uma construcção antiga, a cadeia resente-se da necessidade de varios melhoramentos, que tem sido introduzidos, nos tempos modernos, em edificios congeneres.
Entre as maiores necessidades salienta-se a falta de agua e esgotos. Embora a limpeza da cadeia seja feita todos os dias, removendo para longe as materias fecaes, etc.; não quer isto dizer que as mesmas não estejam constantemente em deposito, prejudicando não só a saude dos presos, como ainda infeccionando a cidade.
De ha muito que o governo do Estado pretende remediar estes males, e para este fim já mandou fazer o respectivo orçamento; espera, porém, que a municipalidade lhe possa ceder parte da agua; quando esta tiver de proceder ao abastecimento da cidade.
Cadeia Publica- Década de 20
Acervo do MHMTT
Sahindo do largo da Cadeia e subindo ainda pela rua principal, chega se em frente ao Theatro Municipal. No logar em que se acha o theatro, a rua tem a largura das grandes avenidas e o edificio, apesar da sua modesta apparencia, não deixa de sobresahir entre as construcções que lhe ficam proximas.
O frontespicio não tem senão lavôres de architectura, mas tem bonita apparencia.
Tem, além da platéa, duas ordens de camarotes e uma galeria. Na frente tem uma sala e um saguão ladeado de bofêtes. A ornamentação é muito singela e a pintura muito simples.
Com algumas modificações tanto no interior como no exterior, póde tornar-se um dos melhores theatros no Sul de Minas.
Não possue sahidas lateraes, o que constitue um grande incoveniente no caso de incendio ou de tumulto.
A construcção do theatro data de 1873, épocha em que se fundou a sociedade- União e Progresso- com o fim de construir um theatro aonde a Associação Dramatica Pouso Alegre, mantida por diversos moços de talento, podesse melhor desenvolver a reconhecida aptidão dos actores.
Em 1875, achava-se concluido o theatro, tal como pôde ser acabado pela patriotica associação, que mais tarde fez delle doação à municipalidade , aonde esta tem gasto não pequena somma nas modificações e reparos que nelle tem feito.   

Theatro Municipal- 1918
Acervo do MHMTT


Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário