Tradutor

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Muitas historias

Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (85- 88)


Sahindo desta rua, que termina no largo da Matriz, (praça Senador José Bento) depara-se a um lado com a casa da Câmara (fazendo corpo com os prédios particulares), cuja apparencia nada tem de notavel e facilmente poderá passar desapercebida como edifício publico, entre os prédios contíguos: comtudo, é um edifício asseiado e tem além de outros commodos, uma boa sala de sessões, figurando no logar de honra um retrato a olleo do benemérito Presidente Estado, Dr. Francisco Silviano de Almeida Brandão, mandado fazer expensas da câmara e inaugurado solemnemente no dia 8 de setembro do anno passado, para commemorar o aniversario natalício do illustre estadista.
Neste largo, por entre duas alas de cazuarinas e cinamouros, destaca-se ao fundo a matriz.
E’ um templo vasto e de solida construcçao.
Duas elegantes torres terminando em terraços circundados de ameias, dão ao edificio um aspecto agradavel e de imponencia.
O adro ainda não está acabado, faltando para a sua conclusão o ladrilho e o gradil.
Exteriormente não é um templo onde se possa admirar lavores artísticos, nem mesmo onde se encontre unidade architectonica; nem tal se devia esperar de um templo que na sua construcção não obedecem a um plano único: feito aos poucos, interrompendo a cada momento as suas obras, por falta de recursos, foi se reparando o que estava feito e fazendo o que era possível com os exíguos recursos que se podia lançar mão.
O seu interior, porém, é sumptoso:- vastas escadas de madeira, artisticamente trabalhadas, sustentam a nave do templo; o tecto, que vem apoiar se sobre os arcos das tribunas, é vistoso e bem acabado.
A capella-mór, posto que não seja rigorosamente artística, é bem ornamentada e o tecto prima pela sua elegância.
A Capella do Santissimo é de extrema simplicidade, mas é bem enfeitada.
A sachristia é bastante espaçosa e muito asseiada.
A’ entrada do templo está a capella do baptismo onde se vê uma rica pia de mármore com pedestal.
Ao lado esquerdo do templo, correspondendo ao meio da nave, vê-se um rico altar de mármore artisticamente burilado e de fino gosto, onde se venera o glorioso martyr S. Sebastião. Foi doado ano anno passado, pela família Meyer, em cumprimento de uma das ultimas vontades do seu fallecido chefe, o prestimoso e honrado cidadão Julião Florencio Meyer.
E’ padroeiro da freguezia o Senhor Bom Jesus.
Deve-se aos esforços do fallecido vigário, cônego Vicente de Mello Cezar, o grande impulso que tomaram as obras da matriz durante a sua administração; pois além de sacerdote exemplar, votava um interesse illimitado pelo engrandecimento do templo, cujas obras não chegou a concluir porque a morte veio roubal-o, quando com mais ardor se empenhava no religioso afan.
Jámais se apagará da memória dos pouso-alegrenses o nome d’aquelle, que durante alguns annos foi seu guia espiritual; e derramando o balsamo consolador da religião foi um sacerdote que honrou o clero brasileiro, durante o curto espaço que peregrinou entre os vivos.
Não menos louvável é o digno vigário actual, cônego José Paulino de Andrade pelo zelo e dedicação que tem mostrado no prosseguimento das obras da matriz; pois não só fez grandes reformas na capella-mór, como ainda mandou fazer a pintura geral que muito honra o artista que a executou, pela sabia combinação de cores e pela perfeição do trabalho.
Alli introduzio também, o illustre sacerdote, a illuminação a gaz acetyleno, que é, sem duvida , superior a antiga illuminação a petróleo.
A matriz está destinada a ser cathedral do futuro bispado do sul de Minas, ultimamente decretado pela Santa Sé; é de presumir-se, pois, que dia a dia a matriz seja dotada com novos melhoramentos, mormente quando por ella se interessar todos os fieis que desejam a realização do bispado.    

 
Catedral 1880
Acervo do MHMTT

Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário