Tradutor

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Muitas Histórias

Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (p. 88-90)

Além da matriz, possue a cidade uma pequena capella dedicada á santa Cruz, onde todos os annos se faz uma festa em acção de graças e que é muito concorrida. A capellinha está colocada no solaes do morro do cemitério, donde a vista se dilata por um horisonte vastíssimo.
Igreja de Santa Cruz (ao lado do Cemitério velho)- 1880
Acervo do MHMTT


No Largo do Rosario, uma das praças mais bellas da cidade, existio outr’ora a capella que lhe deu. Foi demolida há poucos annos para ser construída outra em melhores condições e em logar mais apropriado; mas até agora existem apenas os alicerces da nova capella e minguados recursos para levar a effeito o restante da construcção.

Parque (Largo do Rosario)- 1907
Acervo do MHMTT

Neste largo, também se vê a um lado a antiga Casa da Misericordia, que durante alguns annos prestou reaes serviços á pobresa desvalida.
Foi doação do finado coronel José Antonio de Freitas Lisboa, cujos piedosos sentimentos acharam echo nos corações generosos dos pouso-alegrenses , que durante algum tempo algum tempo auxiliaram á medida de suas forças o pio estabelecimento, que teve regularmente montado e obteve licença, por decreto do governo imperial, para possuir bens de raiz até o valor de sessenta contos.
Deste padrão de gloria, hoje mais do que a memória, pois a casa foi vendida e acha-se completamente transformada.
Ainda há nem pouco tempo o velho edificio, já muito arruinado, parecia implorar da caridade publica o seu perdido prestigio para de novo socorrer a pobresa enferma; pelas friuchas das paredes arruinadas o sibilar do vento fazia lembrar os gemidos d’aquelles que além de enfermos ainda lutam com a miséria.
O sentimento da caridade, porém, não se apagou nos corações bemfazejos dos pouso-alegrenses: fechou-se um estabelecimento da caridade, mas os corações generosos não se fecharam aos que precisam mendigar os meios de sua subsistência.
O cemitério acha-se collocado no alto de uma collina, em logar aprasivel, dominando toda a cidade.
No centro, o grande cruzeiro campeia solitário, rodeados pelos moumentos onde repousam as cinzas de muitos que concorreram para o engrandecimento de Pouso Alegre.
E’ fechado por muros de adôbos com pilastras assentadas sobre alicerces de pedra.
Quase que a expensas dos cofres provinciaes foi construído o cemitério, sendo encarregado das obras o fallecido José Ignacio de Barros Cobra; a sua conclusão, porém, deve se aos esforços do cônego Vicente, que para este fim promoveu uma subscripção popular. O pequeno cemitério que até então existia achava se completamente arruinado.
Cemitério Velho- Desativado em 1917
Acervo do MHMTT

No pequeno largo, próximo a matriz, encontra-se o Mercado.
E’ um edificio amplo, sem luxo, elegante e de solida construcção. A estrutura repousa sobre amplas arcadas de tijolos e o pavimento eleva-se cerca de um metro acima do nível do chão.
Nas fachadas lateraes, dous passadiços ladrilhados de tijollos e separados do pavimento por uma grade de madeira, servem para a descarga e para a venda de gêneros que não sejam permittidos no interior do edificio.
O mercado funcciona sómente aos domingos, afim de deixar livre aos que abastecem, isto é, á pequena lavoura , o resto da semana.
E’ um mercado muito farto em gêneros de primeira necessidade, e presta reaes serviços á população, que ali se se abastece do necessário para o consumo da semana.
Mercado Municipal- 1900
Acervo do MHMTT

Além dos edifícios mencionados tem a cidade mais de 499 casas, na maior parte bem construídas, e algumas caprichosamente acabadas, distribuídas em 5 peças e 18 ruas.
A população está calculada, approximadamente em 2,600 almas.
A cidade é illuminada a petróleo, queimado em lampeões belgas abrigados em caixas de vidro sobre postes de madeira.
As ruas não são calçadas, salvos pequenos trechos em algumas dellas, com pedra tosca; algumas, porém, são macadamisadas com cascalho grosso, e possuem sargetas de pedra para o escoamento das águas pluviaes.
Avenida atras da Catedral- 1880
Acervo do MHMTT

Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário