Tradutor

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (p. 91-92)

Devido à inclinação natural do terreno, as águas são facilmente escoadas em toda cidade; e também, graças a povosidade do sub solo, após as chuvas ainda, ainda as mais prolongadas, com um ou dois dias de sol, as ruas ficam completamente enxutas.
Em alguns pontos da cidade o alinhamento das casas não é perfeito; nem outra cousa se devia se esperar de uma cidade que foi crescendo aos poucos, sem obedecer a um plano geral de alinhamento.
A patriótica Camara Municipal tem remediado alguns defeitos, e envida constantes esforços para melhorar e embellezar a cidade.
Ultimamente foi prolongada uma das ruas principaes até os fundos da estação  da estrada de fero, o que custou não pequenas desapropriações. Também o Largo do Rosário foi augmentado, e a camara pretende ajardinal-o.
Pouso Alegre, assim como todas as cidades sulmineiras, não possue ainda uma rede de esgotos.
O abastecimento d’agua potável é muito defficiente: dois chafarizes apenas fornecem uma parte insignificante do necessário consumo.
A maior parte da água para os usos domésticos é fornecida por cisternas que quase todas as casas possuem, tendo algumas dellas, fontes nos quintaes que fornecem água pura e crystallina.
Em princípios do anno passado, mandou a camara proceder aos estudos do projecto de abastecimento d’agua, tendo em vista utilisar se de um e abundante manancial, que dita seis kilometros do centro da cidade.
Devido ao péssimo estado do cambio sobre que teve de basear-se o custo do material, o orçamento elevou-se a uma cifra considerável, que não permitte actualmente levar a effeito este importante melhoramento.
Dentro do perímetro da cidade existem pequenos mananciaes, dois dos quaes abastecem os chafarizes existentes, não tendo sido ainda aproveitadoo maior de todos elles,  o que seria de grande vantagem, podendo não só fornecer água á cadeia, como ainda abastecer três novos chafarizes.
Ponte sobre o Rio Mandu- 1893
Acervo do MHMTT


Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário