Tradutor

terça-feira, 29 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre
Freguezia da Cidade (p. 94-98)


Na instrucção pública, Pouso Alegre occupou sempre um lugar de honra entre as cidades sul-mineiras.
Em 1840, foi creada, pela lei mineira de 6 de Outubro uma cadeira de latinidade.
Ainda em 1874 (veja-se o Almanack sul-mineiro deste anno) aqui existiam os collegios de São Sebastião, onde se leccionava as primeira lettras e estudos, preparatórios ao sexo masculino e o de N. Sra. Das Dôres , onde se educava e instruía com esmero a mocidade feminina; e além destes estabelecimentos duas aulas de instrucção primaria para ambos os sexos, e outra de latim e francez, pagas pelos cofres provinciaes.
Depois foi fundado o collegio Santa Cruz, internato e externato para o sexo masculino. Mais tarde foi creado o lyceu Pouso Alegrense, o melhor e mais importante estabelecimento de ensino que houve no sul de Minas, fundado pelos eméritos educadores José Gomes dos Santos Guimarães, Antonio Francisco Furtado de Mendonça filho e Francisco Ribeiro Pinto, auxiliados por habilíssimos professores.
Houve mais o collegio Mendonça, fundado pelo illustradissimo pedagogo Antonio Francisco Furtado de Mendonça Filho.
Este notavel estabelecimento foi transferido para Poços de Caldas em 1892, tendo sido vendido a outro por fallecimento dos eu fudador, a 15 de Fevereiro de 1894.
Ao lembrar o infausto acontecimento, não podemos deixar de dizer, embora ligeiramente, quem foi Mendonça Filho, cuja memória ainda hoje é venerada com maior acatamento pelos seus amigos e discípulos.
Mendonça Filho foi um desses espíritos talhados para o magistério. Intelligencia robusta, caracter immaculado, dedicação sem limites. Conhecimentos profundos. 
Foi ele o maior propagandista da instrucção publica no Sul de Minas, o seu nome aureolado brilhará sempre a par dos beneméritos da pátria como emérito educador da mocidade, que por tantos annos guiou atravez dos labyrinthos da sciencia, com um amor e uma dedicação pouco communs.
Na Villa de Poços, periódico que se publica em Poços de Caldas, encontramos no n. 36, de 23 de fevereiro de 1894, diversos esboços biographicos commemorando o dia do passatempo do distincto educador, elaborado por alguns daquelles que tiveram a dita de conhecer de perto o illustre morto.
A leitura de cada um desses artigos desperta na alma do leitor um sentimento de admiração, sympatia e respeito por aquelle que na terra se chamou Mendonça Filho, e que hoje descança da nobre missão que tão bem soube desempenhar, deixando no coração de seus amigos e discípulos a mais profunda saudade.
Depois deste importante estabelecimento, foi creado o externato Pousoalegrense, sob a direção dos distinctos professores Alberto da Silveira Braga e Joaquim Queiroz Filho, tendo ultimamente ficado a cargo deste ultimo que ainda o mantem.
No dia 8 de setembro de 1899 inaugurou-se com grande pompa, no edificio onde funccionou o collegio Mendonça, o Seminario Episcopal, sob os auspícios do futuro bispado sul-mineiro.
Depois da missa houve benção do estabelecimento pelo Rev.Con. José Paulino de Andrada. Foi uma festa que concorreram todas as classes da população Pousoalegrense, e por entrevivas de enthusiasmo, discurso e flôres foi inaugurado este importante estabelecimento de educação, que já está funcionando.
Classificado em “Pequeno Seminario”  ou “Collegio Diocesano do Bispado Sul-Mineiro” nele se preparam os alumnos, não só para o curso superior do Seminário Maior da nova Diocese, mas como também para as Academias e Faculdade da República.
O ensino preparatório abrange todas as disciplinas da instrucção primaria e secundaria de accordo com os methodos da moderna pedagogia.
Habillissimos professores, ecclesiasticos e seculares, formam o corpo docente do estabelecimento.
A esforços do illustradissmo vigário da freguesia, cônego José Paulino de Andrada, hoje muito digno visitador diocesano, se deve a creação do Seminário.

A idéa da ovação do Bispado sul-mineiro é também exclusivamente sua.
No glorioso afan de angariar donativos para a fundação do bispado, tem o illustre sacerdote manifestado uma actividade e uns tinos raros. Enfrentando com a crise que reina por toda parte, tem elle, apesar de mil contrariedades, obtido donativos importantes, que já foram applicados nas obras da matriz para que possa servir de cathedral, na compra do edifício e terrenos do Seminario e outras compras de prédios para o patrimônio do bispado.
É digno dos maiores encômios o esforçado e incansável sacerdote pelo zelo e dedicação que tem manifestado em prol da causa que esposou.
Além do Seminario, existem duas escolas publica para o sexo feminino, duas para o sexo masculino, e uma aula mixta.
Os pouso-alegrenses são amantes decididos das bellas artes. Não há logar no Sul de Minas, onde a musica não seja cultivada.
Seminaristas- Colegio Diocesano- 1905
Acervo do MHMTT

Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário