Tradutor

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (p. 98-101)

Na imprensa, Pouso Alegre tem se salientado sempre, e cabe lhe a gloria de ter sido no sul de Minas o primeiro logar que teve imprensa.
Os periódicos de Pouso Alegre, na ordem chronologica da sua publicação, são os seguintes:
Pregoeiro Constitucional: fundado pelo padre José Bento Leite Ferreira de Mello, que publicou seu primeiro número em 19 de junho de 1830, vinte annos depois da creação da freguezia de Pouso Alegre, na capella do Senhor Bom Jesus de Mandú.
Este jornal existiu, pouco mais ou menos, até fim de 1831, epocha em que o mesmo Padre José Bento fundou a sociedade- Defensora da liberdade e independência nacional.
O Pregoeiro Constitucional
Original: Acervo do MHMTT
Recompilador Mineiro: impresso na mesma typographia, e fundado também pelo Padre José Bento.
Seu primeiro numero appareceu no dia 2 de fevereiro de 1833. Publicava-se duas vezes por semana, sob a direcção de Modesto Antonio Mayer. Não sabemos qual tenha sido sua direcção; um dos números mais recentes, diz um historiador, traz a data de 19 de Agosto de 1837.
Foi nessa typographia, a primeira estabelecida no sul de Minas, quê se fez a primeira impressão da Constituição do Império, ainda hoje conhecida por Constituição de Pouso Alegre.
O desapparecimento do Recompilador Mineiro assignalou a primeira phase do jornalismo local; só 36 annos depois apareceu o Mineiro.
O Recompilador Mineiro
Original: Acervo do MHMTT

A 9 de Novembro de 1833, appareceu o primeiro numero do Mineiro, que se publicou até 1879, ficando a typographia em abandono até 1877.
Esta typographia foi passando de proprietário, e publicou sucessivamente até 1866, os seguintes jornaes:
Progresso Mineiro, sahiu á publicidade no dia 28 de Outubro de 1877.
Echo Juvenil, folha quinzenal, seu primeiro numero publicou-se em princípios de Maio de 1878.
Dez de Dezembro, semanário, foi publicado a 2 de Dezembro de 1879, e suspendeu a sua publicação a 4 de Julho de 1880, depois de 8 mezes de existência.
Pouso Alegrense, com um anno de existência a contar do dia 24 de setembro de 1871.
Livro do Povo, publicado durante 2 annos.
Valle Sapuchay, que appareceu em 11 de outubro de 1885, e 5 mezes depois a sua typographia foi violentamente destruída na noite de 1 para 2 de Março de 1886, vindo a ter um trágico fim a velha, a histórica typographia do Mineiro!
Jornal de Pouso Alegre, começou a sua publicação a 16 de fevereiro de 1885, na typographia que para aqui trouxe o Dr. Francisco Manoel R. de Almeida, que após o desapparecimento do Livro do Povo transferiu a sua residência de S. José do Paraiso para esta cidade.
Corisco, que surgiu dos destroços da typographia do Mineiro, appareceu a 18 de Abril de 1886; não sabemos sua duração.
Phenis, que teve a mesma origem que o corisco, appareceu a 11 de Novembro de 1887; infelizmente só publicou o seu primeiro e ultimo numero.
Pyrilampo, de 1 de Novembro de 1880 a 28 de Fevereiro de 1890.
Noticiador, de 1 de Janeiro a 30 de Julho de 1892.
Patria, seu primeiro número traz a data de 10 de Janeiro de 1897; é o jornal que actualmente se mantem.
Foi fundado pelo vigário José Paulino de Andrada, que advogando a causa da religião, fez por meio deste órgão a propaganda da creação do Bispado Sul-Mineiro.
Falta-nos o tempo para fazermos uma apreciação do programma de cada um destes jornaes; sabemos que alguns tiveram grandes aspirações e vastos programmas, mas que pouco realisaram em face de sua ephemera existência.
O penúltimo dos jornaes, o Noticiador, fundado por Zoroastro Ferraz da Luz, e redigido pelo, então, acadêmico Antão Marques de Oliveira, foi um valente campeão em pról da unidade de Minas, combatendo a idéa separatista por occasião da revolução da Campanha.
Mas entre todos estes jornaes, salientam-se o Pregoeiro Constitucional e o Recompilador Mineiro, sendo o primeiro o mais importante de todos, não só porque com elle se iniciou a imprensa local, como ainda por ter apparecido em uma epocha de agitação de luta, nesse anno em que se fundava o Imperio.

Nesse jornal o Padre José Bento (mais tarde eleito senador) mostrou-se sempre acérrimo defensor dos principios liberaes. Cada artigo que redigia ia ferir o alvo.

Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário