Tradutor

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (p. 101-104)

Quer na imprensa, quer na tribuna, o padre José Bento tornou-se celebre; todas as vezes que se fazia ouvir da tribuna parlamentar, o auditório, suggestionado, applaudia o com enthusiasmo.
A este benemérito da pátria, a este brazileiro distincto, teve Pouso Alegre grande parte de sua prosperidade.
Mas a sorte avara quis afinal que este grande homem, viesse a ter um trágico fim, que cobriu de luto Pouso Alegre, e encheu de consternação a sua população!
Das Ephemerides mineiras, na data de 8 de Fevereiro de 1844, extrahimos o seguinte:
“Na tarde deste dia, e quando regressava á sua fazenda- cerca de dois kilometros da cidade, então Villa de Pouso Alegre- morre assassinado o senador Padre José Bento Leite Ferreira de Mello, nascido a 6 de janeiro de 1785 na villa que é hoje a cidade da Campanha.
O bárbaro attentado, a principio attribuido a inimigos políticos, foi na verdade determinado por questões suscitadas sobre propriedades de terras entre o senador José Bento e antigos protegidos seus, auctores do crime, um dos quaes era afilhado da victima.
Ferreira de Mello era filho do sargento-mór José Joaquim Leite Ferreira do Mello e de D. Escholastica Bernardina de Mello. Fez seus estudos em S. Paulo, residindo com o bispo Dom Matheus, e alli recebendo ordens sacras.
Creada a Freguezia de Pouso Alegre (1810), a cuja sede fez consideráveis serviços uteis ao embellezamento da povoação, tirou em concurso a respectiva vigararia collada, recebendo pouco depois também a nomeação de vigário da vara da comarca e mais tarde de cônego honorário da Sé de São Paulo, e o habito e commenda da Ordem de Christo.
Desde os prodromos do movimento nacional para a Independência, revelou suas idéas liberaes adiantadas,   trabalhando activamente para seu triumpho, o que lhe foi abrindo as portas das posições políticas. Foi eleito a 21 de Setembro de 1821 membro da primeira Junta do governo provisório em Minas e depois deputado á Assembléa Geral  nas três primeiras legislaturas e senador do Império, escolhido a 8 de Agosto de 1834 e tomando assento a 13 do mesmo mês na camara vitalícia. No anno precedente, e pela manhã de 23 de Março, tendo sido na véspera á noite deposto em Ouro Preto o governo legal por uma sedição militar, o vice-presidente da província e o padre José Bento, membro do Conselho do Governo, foram presos e levados para fóra da cidade por uma escolta de revoltosos, sendo soltos em Queluz pelo povo da localidade, onde aquella sedição não tivera echo.
Anteriormente (7 de Setembro de 1830), fundara o senador José Bento uma typographia em Pouso Alegre, então simples arraial, ahi publicando o Pregoeiro Constitucional, primeiro periódico que appareceu no Sul de Minas, e depois o Recompilador Mineiro, em ambos defendendo com energia e dedicação os princípios liberaes.
Sua attitude na revolução parlamentar da maioridade foi de mais salientes. Sendo um dos seis signatários do projecto para aquelle fim apresentado a 13 de Maio de 1840, foi elle quem, a 22 de Julho do mesmo anno, com vehemencia de suas enérgicas convicções, fallou ao povo de uma das janellas do senado, concitando-o para a victoria da medida anti- constitucional que seu patriotismo considerava no entanto salvadora da nação.
No movimento revolucionário de 1842, em Minas, sua co- participação foi menos efficaz e ostensiva. Não obstante, em nada diminuía a grande influencia que exercia no grêmio de seu partido e o prestigio que o cercava como chefe liberal dos mais considerados e influentes.
Homem de vontade forte, intelligente, activismo, partidista extremado, não fugiu á responsabilidade de sua posição, leal e franca em quaesquer circumstancias. Si possuisse instrucçao menos limitada, desenvolvendo proporcionalmente suas incontestáveis aptidões administrativas e parlamentares, ter-se hia engrandecido muito no sacrário político do seu tempo. Ainda assim, o nome senador José Bento Leite Ferreira de Mello figura de modo notavel nos anaes brazileiros, especialmente no decado que se conta de 1834 até o dia do seu trágico passamento.

Senador José Bento
Acervo do MHMTT


Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário