Tradutor

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conheça o MHMTT


Texto publicado na Revista Memórias de Pouso Alegre, Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Pouso Alegre, 2010

O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo- MHMTT é um espaço dedicado à preservação e difusão de um acervo rico para a história de Pouso Alegre e do Sul de Minas. A formação do Acervo teve início em 1965, quando Alexandre de Araújo, preocupado com a conservação da memória da cidade, realizou uma exposição de objetos na Casa Vitale. Com a colaboração de vários membros dos diversos segmentos da sociedade local, foi organizada uma mostra para comemorar o aniversário de 117 anos de Pouso Alegre.

Casa Vitale- Acervo do Museu Hitórico Municipal Tuany Toledo

Em 1984, através da Resolução 219-21.05.84, foi criada a “Galeria para Exposição de Fotos, Documentos e Antiguidades de Pouso Alegre”. Em 1985, a Resolução 245- 12.08.85 criou a “Galeria Tuany Toledo”. Finalmente, a Resolução 368-02.04.90, denominando “Museu Histórico Municipal Tuany Toledo”. 

 
Galeria Tuany Toledo, Década de 90 -  Acervo do
Museu Histórico Municipal Tuany Toledo 

Uma nova estrutura foi  cedida ao Museu no ano de 2000, na Rua Adalberto Ferraz, com um espaço amplo, podendo assim expor um número maior de objetos. Em 2007, foi incluído no Cadastro Nacional dos Museus, tendo seus dados disponíveis para consulta atravès do site www.museus.gov.br . Esse cadastramento no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) visa a ampliar e fortalecer as ações direcionadas ao campo museológico brasileiro. Atualmente estácadastrado no IBRAN. 

 Museu Historico Municipal, 2000
Acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo

Em Janeiro de 2009, o Museu passa a ocupar um novo espaço anexo à Câmara Municipal, na Avenida São Francisco, 320, sendo aberto para visitas e pesquisadores de diversas áreas para a análise de problemáticas pertinentes a várias linhas de pesquisa a que o Museu se dedica: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História Política e outros. Conta ainda com um acervo de mais de 4 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, dos séculos XIX e XX, eixo para a compreensão da sociedade do Sul de Minas, a partir do estudo dos aspectos materiais da cultura, com especial concentração na história de Pouso Alegre. 

Museu Historico Municipal, 2010
Acervo do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário