Tradutor

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Acervo do MHMTT

O acervo do Museu está sempre recebendo novas doações. São peças do cotidiano que contam e recontam as histórias da sociedade local. Esses objetos estão distribuídos em núcleos temáticos. O universo material deste espaço reúne objetos pessoais, domésticos, fardamentos e aparatos religiosos. Entre eles estão utensílios vários que remetem a outras dimensões da vida doméstica.
Entre os núcleos temáticos, podemos destacar os dedicados a Revolução de 32, à Segunda Guerra Mundial, à Diocese, aos escritores de Pouso Alegre e aos pouso-alegrenses ilustres.
Entre as coleções pessoais, está a de Tuany Toledo, que empresta seu nome ao Museu, e de seu filho, Simão Pedro Toledo, ambos destaques na política local e em Minas Gerais.

Acervo de Objetos:
O trabalho de captação de peças, ao longo dos anos, constituiu um acervo diversificado. São mais de 4000 peças entre objetos decorativos, fragmentos construtivos originários de prédios públicos e provados demolidos, mobiliário, vestuário, utensílios domésticos e de uso pessoal, objetos de ilumoìnação e transporte, equipamentos e instrumentos de trabalho.


Acervo Textual e Iconográfico
Compões-se de documentos, entre textos diversos, mapas, plantas e projetos arquitetônicos e outros. Integram o conjunto os documentos gerados pela Câmara Municipal entre a década de 1830 a 1963. O Museu possui também ofícios e correspondências de ilustres políticos que ajudaram a construir a história local. Além de documentos relacionados às atividades públicas e privadas de naturezas diversas, o Museu possui convites, certidões, dclarações, diplomas, contratos, notas, guias, procurações, requerimentos e outros.

Acervo Fotográfico

Reúne fotos, entre originais, cópias, negativos flexíveis e de vidro, organizados em coleções. Estas imagens, obtidas a partir de 1880, ilustram o desenvolvimento urbano, eventos, costumes e tradições de Pouso Alegre.



Acervo Bibliográfico
Reúne livros, periódicos, catálogos e jornais. Abrange, além da história de Pouso Alegre, outros temas relacionaods à história de Minas Gerais e do Brasil.

Fonte: Revista Memórias de Pouso Alegre, Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Pouso Alegre, 2010

Um comentário:

  1. POR FAVOR É UMA INFORMAÇÃO. COMO PASSAR AO MUSEU CÓPIA DE CERTIFICADO DE APROVAÇÃO COLÉGIO SANTA DOROTEIA 1939

    ResponderExcluir