Tradutor

terça-feira, 22 de maio de 2012

Palácio Episcopal

Inaugurado em 10/08/1922, o Palácio Episcopal, cujo custo foi de 85 contos de réis (Rs 85.000$000) é da autoria do mestre construtor e rábula, vindo de Ribeirão Preto- SP, Mário Gissoni.
Seu estilo é simples, despojado, primado pela simetria dos detalhes simples como se deseja a vida daqueles que se dedicam ao Senhor e, abrigou, desde 1922, bispos e arcebispos que atuaram na diocese e mais tarde, Arquidiocese de Pouso Alegre.
Construído no meio de um amplo jardim, abrigado dos olhares curiosos pelas árvores, o Palácio Episcopal, como se denomina até hoje a residência dos bispos, permanece intocado, tendo suas linhas originais sido conservadas, apenas mudando a pintura externa.
Seu primeiro habitante foi Dom Octávio Chagas de Miranda que autorizou a sua construção, em substituição à antiga residência, situada em frente, no lado oposto da rua, inaugurada em 1904, onde hoje se encontra o Colégio São José. Certamente, no tempo de Dom Octávio, o Palácio era, realmente, um palácio com móveis e objetos decorativos, de acordo com a importância de seu ocupante. Mas o tempo, e os diferentes modos de vida o foram despojando de seus atavios não lhe restando no interior, nada que lembre o esplendor. Resta-lhe a aura adquirida pela majestosa presença divisada entre as árvores.
Palacio Episcolpal- 1930
Acervo do MHMTT


Fonte: Dossiê dos Bens Tombados da Cidade de Pouso Alegre, abril de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário