Tradutor

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Hospital Regional “Samuel Libanio”


Si há realmente uma instituição de que Pouso Alegre possa e deva ufanar-se, essa é, por sem dúvida, o Hospital Regional “Samuel Libanio”.
Instituição de alta benemerência social e necessária assistência hospitalar destinada ao tratamento e amparo dos doentes pobres, remediados e ricos, o Hospital meréce de todos nós, e da nossa pobreza, em particular, a mais viva gratidão e os mais rasgados encômios, tais e tantos são os benefícios dele decorrentes.
Nada de esquecer também que os preciosos e inestimáveis recursos dispensados por esse manancial inesgotável de benefícios, não chegam somente até aonde o azul das nossas montanhas impõe fronteiras às cidades circumvizinhas. Mas, ao contrário, tem mais ampla projeção, vão muito além, estendendo-se a esta vasta e populosa região sul mineira, a qualquer parte onde um indigente deles necessite.
Nascido, há já quase dois decênios, sob a direção competente e honrada do dr. Custódio Ribeiro de Miranda, esse médico competente e bom, clínico abalisado, cirurgião hábil e seguro, profissional honesto, administrador ativo e enérgico, que tudo tem feito a bem do magnífico estabelecimento que tão acertadamente vem dirigindo, o Hospital tem crescido sempre, e, sem dúvida, continuará a crescer, para a felicidade nossa e dos que descambaram na penúria, sem se desviar nunca da rota traçada, mantendo-se sempre a altura das nobres e humanitárias finalidades a que se destinou. Pois, na verdade, só quem desconhecer no dr. Miranda as suas justas dimensões de espírito e a profundeza da sua cultura, poderá impor-lhe restrições ás qualidades brilhantes e negar justo louvor e admiração á casa que tão proficienmente dirige.
E foi, mercê da sua irradiante simpatia, trato amigo, afável e cavalheiresco, ilibada conduta moral, extrema bondade e inegável competência profissional, que o dr. Miranda logrou reunir em torno a si e chamar para o seio daquele notável estabelecimento hospitalar, um plêiade brilhante de médicos ilustres-, todos eles clínicos de conhecido e reconhecido valor, profissionais idôneos, que trabalham assídua e desinteressadamente com a melhor das dedicações, zelo e carinho, prestando uma grande parcelo de benéficos serviços aos numerosos doentes das enfermarias. Eles tem dado aos seus doentes o seu prestante e continuado labôr e concorrido grandemente para que o Hospital se mantivesse sempre á altura dos seus legítimos fins.
Também não haveria grave injustiça em lembrar, aqui, a não menos eficiente e valiosa contribuição das irmãs, farmacêuticos e dentistas, dos auxiliares, enfermeiros e serventes, que bem sabem que a utilidade nunca se esqueceu de nobilitar os que se servem.
Estes heróis obscuros e anônimos, nunca aparecem, nada pedem, nada impõem, não conhecem o louvor, e são como a pedra angular, que na profundidade ignorada, costuma sustentar a grandeza dos soberbos edifícios.
Já nãos mais constitue estranheza dizer que o Hospital Regional, que tanto beneficia a nossa cidade, é também um dos bem mais organizados do Estado. Ele é, presentemente, uma das maiores instituições que a cidade conta no seio, digna, porisso, do nosso melhor apreço e dos nossos mais entusiasmados louvores.
Ainda agora ele acaba de receber grande cópia de material- farmácia, laboratório e cirurgia, destinados aos serviços da casa, vendo-se, dest’arte, grandemente ampliado na sua capacidade podendo dispensar melhor e mais conveniente tratamento aos inúmeros doentes alli internados.
Para dar uma ligeira idéa dos enormes e reais benefícios que o Hospital tem dispensado á população, do profundo e continuado labôr dos que lá mourejam diariamente, alinharemos abaixo algumas cifras referentes a uma pequena parte dos trabalhos ali executados, durante o ano de 1937.
Ano de 1937
Doentes que compareceram ao ambulatório----------------------------------------------------28.555

Receitas aviadas na farmácia------------------------------------------------------------------------7.884

Doentes Hospitalizados-------------------------------------------------------------------------------1.426

Compareceram a secção dentaria-----------------------------------------------------------------2.358

Exames de laboratório--------------------------------------------------------------------------------1.542

Operações-----------------------------------------------------------------------------------------------375

Radiografias--------------------------------------------------------------------------------------------370
Verifica-se pelo exposto, que o Hospital presta realmente a população enorme soma de reais benefícios.
Contudo, é preciso que se diga, que o Hospital se ressente enormemente da falta de um pavilhão de isolamento e dum pavilhão para tuberculosos, destinados a isolar os doentes que, vitimas por moléstias contagiosas, não possam ser tratados convenientemente nas enfermarias. Nem se pode conceber mesmo, que um hospital de tamanha capacidade e não menor eficiência, não possua o seu imprescindível pavilhão de isolamento, pelo menos. A construção de tal pavilhão para o Hospital, constitue hoje uma necessidade inadiável.
Verdade seja também que a estreiteza da verba a que o Hospital tem de se amoldar e o pouco pessoal que dispõe, no momento, constituem, sem duvida, sério entrave ás suas funções. Afastados os ôbices, que acabamos de apontar, o Hospital estaria em ótimas condições de dispensar melhor tratamento a seus doentes e proporcionar à coletividade maior soma de benefícios.
Errados andaríamos si, ao finalizar estas linhas, dexassemos de dirigir um apelo ao Dr. Benedito Ribeiro Valadares, em favor da nossa melhor instituição hospitalar.
Estamos certos de que o governador Valadares, esse grande estadista que se impôs á admiração a nossa gente, como uma das colunas mestras na reconstrução do Estado Novo, e a cuja larga e clara visão jamais escapou qualquer problema que dissesse respeito ao bem estar coletivo, não nos faltará com o seu sopro vivificante, voltando as suas vistas para a nossa mais notável e útil instituição, pois, o desenvolvimento e melhoria dela, depende direta e exclusivamente, de quem tão bem soube conquistar a simpatia e a consciência do povo mineiro.   
Extraído do jornal “O Município” 01/09/1938, p. 04
*Escrito como no original
Hospital Regional Samuel Libanio- 1930
Acervo do MHMTT
Ambulatorio do Hospital Regional- Década de 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário