Tradutor

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pouso Alegre marcha para o progresso

A cidade cresce dia-a-dia, hora a hora, mês a mês, ano a ano, momento a momento e em cada etapa, emoldura-lhe em seu esplendor, além da situação geográfica, verdadeiramente privilegiada, onde montanhas, vales, rios, lagoas, em articulação perfeita, formam esse conjunto dadivoso, cheio de encantos, o sussurro da brisa centenária, badalando os sinos das sua igrejas, na oração perene do devotamento ao signo de Deus.
Preguiçosos rios contornam o seu município fertilizando a terra e a natureza prodiga, sempre engalanada na verdura de sua riqueza, é fator importante fdo desenvolvimento da cidade.
Município rico e ubérrimo, miniatura do paraizo celeste, formando com o seu esforço e com fé inabalável de seus filhos, um lugar onde ainda se pode viver, livre e tranquilo, despreocupado, feliz e alegre, longe das ondas contínuas, nervosas e sempre agitadas, da humanidade de além mar, buscando na inquietude farrapos e migalhas de felicidade.
Pouso Alegre caminha para frente de mãos dadas com a fé que tem e que lhe serve de estímulo e guia!
Pouso Alegre marcha para o progresso, progresso franco, decidido e palpável, quando acaba de completar seus cento e nove anos.
A cidade está no borborinho da sua vida que segue o destino que lhe foi traçado, através da esperança que cimenta os tijolos de sua maternidade N. Sra. de Fátima; da piscina , da sua praça de esportes; da reforma do Colégio São José e da Escola Doméstica Santa Terezinha; da estação rodoviária; da Faculdade de Direito do Sul de Minas; da reforma no Clube Literário e Recreativo; da reforma da cadeia e do edifício do Forum; das novas instalações do Carmelo e Escola Técnico de Comércio São José; do edifício da Associação Comercial; da reforma da instalação elétrica da Avenida Independência; do novo abastecimento de água potável; das construções dos prédios do Clube “28 de Setembro” e “União Operária”; das instalações das Agências dos Institutos do I.A.P.I e I.A.P.C; da construção do majestoso prédio da Escola Profissional “Delfim Moreira”; da reforma do Parque Infantil  “João da Silva”; do asfaltamento dos trechos da rodovia Fernão Dias, na parte que serve o nosso município; das novas instalações do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (D.N.E.R); da magnífica situação e belas instalações do Clube de Caça e Pesca; portanto Pouso Alegre persegue ativamente as conquistas pelo trabalho e pelo saber, através das gerações que se encorporam ao patrimônio da coletividade pousoalegrense, formando uma verdadeira rede de trabalho e realizações. E o progresso de intelectual, administrativa, econômica, agrícola, industrial, comercial, bancária, esportiva, social, religiosa, de seus filhos.
Rendemos nesta oportunidade não só aos filhos ilustres como a todos os demais colaboradores desta obra extraordinária de progresso, pois, todos são dignos e merecedores da admiração e estima dos vindouros, tornando-se credores das reverências pelo muito que fizeram.      
Extraído da Revista “Informativo Pousoalegrense” 1957, p. 55-56
*Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário