Tradutor

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Club Literario e Recreativo

O Club Literario e Recreativo de Pouso Alegre, é, innegavelmente, uma das causas do legitimo orgulho dos pousoalegrenses.
Obra de esforço, de grandioso trabalho, tem sido o Club a sala a sala de visitas da cidade, que recebe nos seus salões as figuras illustres que nos visitam.
Nos salões do Club Literário e Recreativo reúne-se a sociedade pousoalegrense nos dias de festas, de sessões literos-musicaes. Naquelles amplos e luxuosos salões são homenageados muitas vezes os pousoalegrenses illustres.
Alli se fazem novos conhecimentos, alli se reúnem os velhos amigos depois do trabalho diurno, alli se estreitam laços de amisade.
O edifício do Club, enfeita a praça Senador José Bento. Collocado bem no centro da praça em frente a fonte luminosa, tendo ao fundo um magnífico terraço de onde se descortina uma vista mara
vilhosa, o prédio do nosso Club constitue, sem duvida, um dos motivos de belleza desta cidade.
A escadaria de mármore que da ingresso aos salões de cima impressiona muitíssimo bem. As salas de jogos são amplas, arejadas. Na primeira sala, a direita, fica a mesa de xadrez.
Às 13hs do dia há distribuição de café aos sócios. Mas é as 20 horas que o café da noite reúne nas salas um grande numero de sócios.
Propositadamente deixamos para o fim o que o Club Literario e Recreativo tem de extraordinário valor, de um valor inestimável: a sua bibliotheca, composta de obras admiráveis, de literatura, Sciencias, Direito, medicina, Engenharia, etc.
Não se pode calcular o quanto de esforço e de boa vontade custou a Bibliotheca. Custou muitos pedidos, muitos apellos, muito dinheiro, muito trabalho e sobretudo grande amor, o immenso carinho que o Cel. Joaquim Mariano Campos do Amaral tem pela sua obra.
Ainda este anno o Cel. Campos desejava para a Bibliotheca o total de 4000 volumes. Pois já se chegou aos 500 e já passou para frente.
A Bibliotheca está com 5000 volumes, 300 duplicatas, 5000 revistas, jornaes e mappas.
A actual Directoria pretende fazer uma reforma na bibliotheca vendendo as estantes antigas e mandando construir prateleiras novas, systema americano. Já foram fornecido os dados para a confecção de orçamentos. Só depois destes promptos, se resolverá se o serviço deve ser feito de aço, cimento armado ou simplesmente de madeira.
Esse trabalho em favor de nossa bibliotheca, tem a sua frente o venerando Cel. Campos do Amaral, presidente do Club, cujo esforço em prol dessa instituição  é proclamado por todos os amigos do Club.
Os pousoalegrenses devem pois se alegrar com o enriquecimento constante e progressivo do Club Literario e Recreativo.
Todos aquelles que puderem ajudar a Directoria devem fazel-o, pois contribuem para a grandeza de uma obra que só será devidamente apreciada pelos que, vendo a sua extensão expelendida não contemplaram o seu crescimento, dia-a-dia, impulsionado por mãos generosas, vigorosas e bemfasejas.
É a seguinte a actual diretoria do Club Literario e Recreativo de Pouso Alegre:
Presidente- Cel. Joaquim M. Campos do Amaral; Vice pres. : Antonio Carlos Garcia de Faria; Orador- Dr. José Garcia Coutinho; Thesoureiro- Jayme Gomes; 1° secretario: Castorino Silva;  2° secretario: Dionysio Machado; Bibliothecaria: Josephina Silva.  

Extraído do Jornal “A Cidade” 16/02/1936, capa
Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário