Tradutor

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dom Octavio Chagas de Miranda

Passou a 14 deste o vigésimo anniversário de eleição de Dom Octavio Chagas de Miranda, exmo. e revmo. Bispo Diocesano.
Em Dom Octavio Chagas de Miranda não sabemos o que mais louvar tantas são as suas virtudes pregrinas.
Tem o nosso illustre prelado a alma a alma cheia de zelo; sua capacidade de sacrifício é inigualável, seu espírito christão affirma-se a cada instante e muito vivo e muito forte é o seu interesse pela vida daquelles  que estão sob sua direcção espiritual.
Contemplando os actos de supremo altruísmo do illustre e piedoso antistite, os fiéis desta cidade se commovem, tão tocantes são os exemplos do Amado Pastor de almas da Diocese de Pouso Alegre, tão visíveis e claros e pujantes são os seus actos, em beneficio da colectividade.
Dom Octavio é o guia sereno, recto, inflexível. Quantas vezes o seu coração sangra e quantas vezes, do alto de sua infinita autoridade elle fulmina, com as suas palavras de reprovação, os actos praticados contra Deus e contra a sociedade.

No terreno pratico ahi estão as realizações de Dom Octavio frutificando-se explendorosamente, attestados do quanto pode o Amor Divino inspirando o coração de um Bispo.
Escola Doméstica, Orphanato, Escola Profissional, Gymnasio São José, Seminário Episcopal, Villa D. Nery, eis as arvores magestosas e floridas que a mão de Dom Octavio plantou, regou, cultivou, em pouco tempo, arrancando as hervas damninhas, adubando o terreno com o adubo riquíssimo da caridade.
No dia 14 o Sr. Vigário Geral celebrou Missa as 8 horas na Cathedral, em intensão do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano.
As noite uma multidão de fieis, reunida na Cathedral dirigiu-se ao Palacio Episcopal para prestar uma grande manifestação de apreço a Dom Octavio.
Traduziu o sentimento dos manifestantes o Deputado Dr. João Beraldo, que pronunciou lidíssimas palavras.
Profundamente commovido o illustre prelado agradeceu a manifestação em brilhante improviso.
A Dom Octavio as nossas homenagens filiaes.  

Extraído do Jornal “A Cidade” 16/02/1936, capa
Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário