Tradutor

terça-feira, 31 de julho de 2012

Escola doméstica Santa Terezinha (Tuany Toledo)


É do nosso programa divulgar as boas obras e principalmente aquelas que direta ou indiretamente  concorrem para o progresso da cidade. Não temos negado apoio nem regatearemos aplausos a toda e qualquer instituição que vise a interesses superiores, notadamente no que diz respeito ao problema educacional.

Para os nosso comentários de hoje, escolhemos de preferência a Escola Doméstica santa Terezinha, porque, como se sabe, naquele educandário se pratica um apostolado de suma importância para os destinos do homem: a educação doméstica, no seu mais elevado sentido.

Não é preciso grande discernimento para se compreender que o progresso da ciência não nos deu até o presente a paz social que esperávamos. Quanto mais progridem as cidades, tanto mais se preocupam seus habitantes com os problemas que os afligem, na vida doméstica. As incertezas e as mais sérias preocupações dominam os homens, não só os de governo, mas, principalmente os que tem sobre si o espinhoso encargo de zelar pela família e pelo sitio onde o nosso pensamento se dirige frequentemente: o nosso lar, que é o lugar onde passamos a melhor parte de nossa vida. Os governos não resolvem os problemas sociais, financeiros e econômicos e a crise continua na sua marcha desoladora, produzindo maior intranquilidade no espírito e no coração daqueles que tem sobre si os encargos da família.

Diante do quadro que se nos apresenta, hoje, mais do que nunca, se faz mister a conjugação de esforços no sentido de preservar os postulados morais que plasmaram a nossa civilização, a fim de que seja mantido o prestigio da família, na comunidade brasileira.

A educação doméstica é fator preponderante nessa luta sem tréguas, que se inicia no lar. É no lar que surgem os primeiros ensinamentos, cuja influencia se manifesta durante toda a vida. É no lar que a mulher representa papel relevantíssimo, que como mãe, quer como esposa, quer como educadora social. É no lar que ela percorre a estrada gloriosa de sua alta missão como principal elemento da sociedade. É no lar que ela desempenha os seus mais altos, nobres e sagrados ideais humanos, preparando os filhos para as lutas e para os acometimentos e lances adversos da fortuna. É no lar que ela põe a prova a sua habilidade e a grandeza do seu coração materno, fazendo de sua casa, mesmo pobre, o lugar mais aprazível e mais encantador da terra, para si e para os seus. É no lar que a mulher exerce o apostolado eminentemente cristão, proporcionando com a bondade, com o trabalho e com o amor, a felicidade de uma família.

A magnimidade e a vastidão de um coração feminino bem formado pode proporcionar ao homem mais conforto e mais alegria do que todas as riquezas materiais da terra.

Quanto mais instruída e educada a mulher, tanto maior serão as possibilidades de seu êxito no governo da própria casa.

Estas considerações me vieram à mente para ressaltar o valor das obras realizadas pela Escola Doméstica Santa Terezinha, onde inúmeras jovens receberam e continuam a receber lições proveitosas e necessárias para que conheçam os labores de um lar bem organizado, a fim de que adquiram os predicados requeridos para uma boa dona de casa, não só habilitada para instruir, senão mais habilitada ainda para educar.

Fundado em 1929 pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Octávio Chagas de Miranda, a Escola Doméstica Santa Terezinha atingiu a finalidade desejada. Grande são as suas obras e maiores ainda os frutos produzidos em beneficio das famílias. E não podia ser de outra forma, porque as lições ministradas pelas irmãs de Jesus tem raízes profundas: são inspiradas na bondade de Santa Terezinha, que é uma bondade feminina, feita de lírios e de rosas, uma bondade passiva e sentimental, iluminada pelas virtudes cristãs.

Extraído do “Informativo Pousoalegrense”, Julho de 1957, p. 3-4
Escrito como no original 

Nenhum comentário:

Postar um comentário