Tradutor

terça-feira, 3 de julho de 2012

Hospital Regional “Samuel Libanio”- Novo aparelho de Raios X


Nunca é demais insistir sobre esta instituição admirável que é o Hospital Regional “Samuel Libanio” e escrevendo e falando muito a seu respeito, nunca se falará e se escreverá tudo.
Já dissemos aqui dos benefícios dessa organização hospitalar, verdadeira organização no que tem essa palavra de mais significativo.
Já falamos da ordem, do asseio, da disciplina impeccavel do Hospital, tudo resultado da sua insuperável direcção, que luctando com uma verba por demais pequena consegue fazer o máximo, transformando aquella casa em colmeia magnífica, onde, obreiras do bem, as abelhas que alli mourejam, fabricam o mel dulcíssimo da saudade.
Confessamos aqui, que, casas dessa ordem jamais nos dão impressão que temos ao penetrarmos o Hospital Regional desta cidade. Na outras o soffrimento apparece logo, berrante, transtornando a phisionomia dos visitantes com a commoção natural experimentada diante das imensas dores dos doentes. No nosso hospital a limpesa das salas e das enfermarias, o bom humor, a solicitude do pessoal, transformam de tal maneira o ambiente, que é com verdadeiro espanto, que o forasteiro, esperando encontrar espectaculos tristes, sae dalli maravilhado, porque aos seus olhos apresentou se uma dor discreta dissimulada pela naturalidade profissional dos médicos e dos enfermeiros possuidores da perfeita noção de seus encargos.
Era essa a impressão pessoal e muito sincera que temos do Hospital Regional “Samuel Libanio” que não tínhamos trazido para estas columnas.
Há dias falamos das melhorias por que vae passando o hospital. Na nossa ultima visita notamos a excelência das novas enfermarias, amplas, arejadas, modernas, com janellas em todos os lados, as partes em reforma, renovadas, o muro em frente, em construcção, tudo mostrando a actividade que se vae desenvolvendo alli em construcções, depois das felizes demarches do Sr. Bispo Diocesano e do Dr. Custodio Ribeiro de Miranda com o Governo Estadual.
O Dr. Candido Lamy Filho, chefe da Secção de Radiologia do Hospital, tendo feito em Bello Horizonte a sua especialização, trouxe nos a noticia da promessa a elle feita pelo governo da doação, ao nosso Hospital, de um apparelho de Rais X, novo, que viria prestar inestimáveis serviços, substituindo o antigo apparelho.
O novo apparelho acaba de ser installado. É grande porém simples. Entretanto desenvolve movimentos que permittem ao médico tirar radioscopias e radiographias em diversas posições. Veio directamente da Alemanha, por intermédio da Casa Oswaldo Cruz de Bello Horizonte, da firma Alfredo Santos e & Cia. É de marca Volls Chutz Gross Diax Coch e Sterzel. Possue uma voltagem de 130 kilowatts e a sua amperagem chega a 170 mil sendo a ampola de 10 kv, quando as mais communs são de 6 e 7. Foi montado pelo competente technico Manoel Pena que veio especialmente de São Paulo. Com a collocação de um transformador novo em frente ao Hospital, como prometteu o Sr. Prefeito, poderá ser essa machina utilíssima prestar todos os benefícios possíveis na sua esphera, tornando mais efficiente a apparelhagem do Hospital Regional.
Disse-nos um technico Manoel Pena que é o presente apparelho de Raios X p melhor do Estado de Minas, tendo custado vultuosa quantia.
O apparelho si, maravilha aos médicos, deslumbra os leigo que o vê.
Temos que agradecer ao Dr. Candido Lamy Filho os seus esforços e o que o seu enthusiasmo conseguiu; ao Dr. Miranda a confiança que impõe aos poderes públicos estaduaes, tudo isso fazendo do Hospital Regional “Samuel Libanio” um legitimo padrão de orgulho para nós.   
Extraído do jornal “A Cidade” 06/10/1935
Escrito como no original

Hospital Regional- Década de 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário