Tradutor

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pouso Alegre

Área do município, 1354 K2- População total: 70.000 habitantes- Orçamento actual:  450:000$000- Disctrictos: Congonhal e Estiva- Produção agrícola: café, canna de assucar, arroz, milho, feijão, batata, mandioca e criação em grande escala de bovinos e suínos.
-Dita industrial: ladrilhos, calçados, arreios, cerâmica, beneficiamento de café e arroz, de vehiculos, de moveis, de colla chímica, de laticionios, de banha, de derivados da mandioca- 1 Grupo Escolar, funccionando em dois turnos, com cerca de mil (1000) alumnos- 16 escolas municipaes- Escola de Veterinária- Gymnasio São José, offcializado- Seminário Episcopal- Escola Profissional- Escola Normal Santa Dorothéa- Escola Doméstica Santa Therezinha- Hospital Regional Samuel Libanio- Santa Casa, annexa ao hospital- Orphanato Nossa Senhora de Lourdes- Obras Pias: Asylo São Bom Jesus e Conferência de São Vicente de Paulo- 2 Cine-theatros- 5 jornaes- Séde do Bispado e do 8° Regimento de Artilharia Montada- Bancos: Matriz do Bando de Pouso Alegre, filiaes dos bancos Santaritense e Banco Hypothecario e Agricola do Estado de Minas Geraes- Possue a cidade cerca de 2.000 prédios na sua maioria modernos e elegantes, destacando-se o Club Literário e Recreativo, o Pouso Alegre Hotel, Collegio das Dorothéas, Palacio do Bispo, Gymnasio, Seminario e Forum.
Pouso
Alegre é uma cidade de vida intensa e productiva. Influencia, talvez, da sua physionomia topographica, é realmente uma cidade álacre e feliz, onde tudo se nos apresenta promettedor desde a sua diligente e ordeira população aos negócios multiformes e vultuosos que nella se realizam.
Logo ao desembarque da velha estação da “Sul” por cuja reconstrucçao se empenha a actual Directoria tem o forasteiro uma impressão agradavelmente forte, que começa na soberba Dr. Lisboa, já ladeada de optimas edificações e vae terminar no hospitaleiro coração, não menos amplo, dos ditosos filhos de Pouso Alegre.
Encontra-se à frente da Municipalidade o distincto mineiro Antonio Corrêa Beraldo, primo do Deputado João Beraldo.
Homem de acção, o Prefeito divide equitativamente a funcção publica e a azáfama absorvente do dos seus innúmeros negócios.
Deve-lhe Pouso Alegre inestimáveis serviços, entre outros, o de ter recebido delle, custeada por sua algibeira particular, para gáudio de seu povo, a maravilha de arte- a única do interior do paíz- que é sem duvida a polychrômica fonte luminosa, deleitadora de quantos têm a felicidade de contemplal-a nas noite movimentadas e ruidosas dos domingos.
Dentro duma numerosa variante de jactos multicores, toma os mais curiosos aspectos, expoentes da mechanica e da eletricidade, divertindo, extasiando o órgão visual e compensando as forças physicas e Moraes dos que se entregam á “strugle for life” quotidiana.
A rumorosa cidade sul-mineira de terra prodigas e bem aproveitadas, dá-nos a impressão duma colmeia humana onde os indivíduos se confraternizam produzindo patrioticamente.
Além de grande produção agrícola e não menor producção que particulariza á pecuniária, avança notoriamente na jornada das industrias, como é fácil verificar dos dados acima.  

Extraido do Jornal “A Cidade” 18/08/1935, Capa
Escrito como no original


Nenhum comentário:

Postar um comentário