Tradutor

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Página da Tesoura (Xyko)

Muito se tem falado sobre o mictório no mercado municipal local. E a história continua e irá por muito tempo, ocupando grande parte do assunto na imprensa falada e escrita de Pouso Alegre.
Tivemos, ainda há pouco, através do rádio, uma novela bem parecida com a história do mictório desta cidade: “O direito de nascer”... Em contraste com tudo que diz respeito à higiene, lá está o exalador de mau cheiro, servindo dos mais tristes e injustificados comentários, porque servindo de instrumento prejudicial à coletividade, poderá, também servir de outras explorações secundarias, aproveitando-se daqueles que precisam de se agarrar com tudo, para tudo conseguirem!...

________________________

Fato inédito na história acaba de acontecer em Pouso Alegre. (Sempre esta cidade serve de palco a histórias berrantes).
Em junho p. findo, o comboio da Rede Mineira de Viação, após apitar por duas vezes, às 3:30 horas (três e meia horas da madrugada), deu partida e rumou em direção a primeira estação: Porto do Sapucaí. Lá chegando, o maquinista constatou que os vagões  (de passageiro e de carga) tinham ficando na Estação de Pouso Alegre. Engatou marcha-ré e conseguiu, após quasi uma hora de atrazo, naquele vai-e-vem, levar afinal, os vagões para o destino desejado.
Não causou-nos surpresa esse fato, porque sempre obedeceu ao seu destino a famosa Rede Mineira de Viação: Ruim, Mais Vai...

________________________

É de costume, desde que o mundo é mundo, conservar-se em quasi todos os quintais, um cão fiel, para dar alarme aos amigos do alheio.
Mas... em Pouso Alegre, além de ouvirmos a noite o ladrar de cães nos quintais, estamos assistindo o enfestamento desses animais pelas vias publicas, pondo em perigo a população, ora pela violência que eles se nos apresenta, ora pela possibilidade de serem atacados de hidrofobia e atacarem muita gente.
A hidra precisa ser atacada pelo poder publico (um Hercules qualquer) antes de consumar males maiores, que o ladrar aos ouvidos de quem não os tem, ou quem os deixam soltos nas ruas, sem rumo nem prumo...

________________________

Todos sabem, ou todos devem saber, que quando se consegue uma linha de ônibus, entre diversas cidades, é obrigado o horário nas localidades por onde percorre.
Mas, o ônibus que faz linha entre Poços de Caldas e Belo Horizonte, passando por outras cidades, inclusive Pouso Alegre, não se dá ao luxo de obedecer os chamados horários.
Sabemos que é facultado, em casos imprevistos, o atraso de conduções. Mas, o que está ocorrendo com o ônibus referido, é que ele costuma chegar às vezes, até uma hora adiantado, em todas as localidades, não dando a menor satisfação aos passageiros que os esperam nas horas marcadas.
E o povo que vá tratando de ser mais mineiro: chegando bem cedo nos pontos de embarque (em Pouso Alegre na magnífica “estação rodoviária” desta cidade), porque o imprevisto do ônibus que faz linha de Poços de Caldas a Belo Horizonte, é chegar quasi sempre, muito, mas muito adiantado.
Contudo, para normatização do fato, pedimos e esperamos a ação das autoridades controladoras do Serviço de Transito.
Extraído do “Informativo Pousoalegrense”, Setembro de 1957, p. 26-27
Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário