Tradutor

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A CÂMARA MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE


A história do Poder Legislativo em nossa cidade começa em 7 de maio de 1832, quando foi instalada a Câmara Municipal de Pouso Alegre. Sua sede funcionou inicialmente numa casa alugada na Praça Senador José Bento, onde hoje está localizado o Clube Literário. Em 1836, esse imóvel foi adquirido pelo Município pelo valor de 1:500$000 (um conto e quinhentos mil réis), sendo considerado o primeiro prédio público da cidade.

A primeira Câmara Municipal teve os seguintes vereadores: Padre Mariano Pinto Tavares (presidente), Padre João Dias de Quadros Aranha, Maximiano José de Brito Lambert (secretário), Emídio de Paiva Bueno, José Francisco Pereira Filho, Manuel Leite Ferreira de Mello, Joaquim Pio da Silva e Ignácio Gonçalves Lopes.

Segundo Amadeu de Queiroz, a Câmara Municipal funcionou no imóvel da Praça Senador José Bento até 1847. Sabe-se que, a partir de 1885, as sessões da Câmara passaram a ser realizadas do piso superior da Cadeia Pública, situada na Avenida Dr. Lisboa, edifício que foi demolido na década de 1930.

Depois de funcionar no prédio da antiga Cadeia, a Câmara de Pouso Alegre teve sua sede em outros imóveis da cidade, os quais não se sabem definir com exatidão. Isso porque, nas atas da Câmara desse período, não há referências precisas quanto ao local onde o Legislativo Municipal funcionava.

Alguns dos locais que recentemente serviram como sede para a Câmara foram: o prédio onde hoje se localiza a ACIPA (de 1958 a 1962), uma das salas do Fórum (de 1963 a 1981) e o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Sul de Minas (de 1981 a 1982). Em outubro de 1982, foi inaugurado o “Palácio do Mandu”, situado na Rua Adalberto Ferraz, que funcionou como sede do Poder Legislativo de Pouso Alegre até dezembro de 2008.

No dia 10 de dezembro de 2008, foi inaugurado o novo prédio da Câmara, na Avenida São Francisco, Bairro Primavera, onde ela se localiza nos dias atuais.

Fonte: Museu Historico Municipal Tuany Toledo

Casa onde funcinou a primeira sede da Camara Municipal
1912



Nenhum comentário:

Postar um comentário