Tradutor

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Catedral de Pouso Alegre


Com a criação do povoado do Mandu, por volta de 1795, surge a necessidade de uma assistência religiosa, buscada inicialmente na freguesia de Sant’Ana do Sapucaí (atual Silvianópolis), pois na época havia poucos padres na região. Em 1802 é aberta aos fiéis as portas da primeira capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, sendo levantada pela fé de seus moradores e benzida pelo Padre José de Melo, que por alguns anos permaneceu zelando e animando a fé daquele recente povoado.
Desde 1805, os moradores do Mandu ou Pouso Alegre vinham solicitando a criação de uma paróquia para assim se desmembrar de Sant’Ana.
Em 6 de novembro de 1810, o povoado é elevado à categoria de freguesia, tendo como seu primeiro pároco o Padre José Bento Leite Ferreira de Melo.
A primeira capela foi demolida em fins de 1849, e no ano seguinte têm início as obras da nova Matriz, atrás da antiga, sendo sua construção dirigida pelo Cel. José Garcia Machado.
A Matriz, concluída em 1857, sofreu modificações para sua elevação à catedral no início do século XX, quando foi criada a diocese de Pouso Alegre. 
De acordo com o Almanack de Pouso Alegre de 1900, a catedral era um templo vasto e de sólida construção, sem grandes trabalhos artísticos ou mesmo unidade arquitetônica; foi feita aos poucos, tendo suas obras interrompidas várias vezes por falta de recursos.
O seu interior, porém, era suntuoso, com vastas escadas de madeira, artisticamente trabalhadas, e arcos vistosos e bem acabados, além de um altar central bem ornamentado.
Muitas cerimônias e pregações eram realizadas neste templo. Basta lembrar alguns dos oradores e pregadores que por ali passaram: Monsenhor Otaviano Lamaneres e Monsenhor Antonio Furtado de Mendonça.
Em 1940, Dom Otávio Chagas de Miranda comunica aos fiéis a resolução de construir uma nova igreja. A última missa na antiga Catedral foi celebrada no dia 19 de junho de 1949, ano em que ela começou a ser demolida.
Durante a edificação da nova catedral, foram realizadas diversas campanhas e quermesses com o objetivo de arrecadar fundos para as obras. A primeira celebração na igreja ainda em construção foi realizada no dia 6 de abril de 1952, sendo presidida pelo Monsenhor Otaviano Lamanéres.
No ano seguinte a Catedral recebe a visita do governador de Minas Juscelino Kubitschek de Oliveira, durante as comemorações do Jubileu Áureo Sacerdotal de Dom Octavio Chagas de Miranda.
No período de construção, as atividades religiosas continuaram acontecendo, como missas campais e celebrações dentro do edifício ainda inacabado.
No dia 3 de agosto de 1980, sendo Bispo Dom José D’Angelo Neto e pároco Cônego Benedito Marcilio Magalhães, foi realizada a cerimônia de Sagração e bênção da nova catedral totalmente construída.
Atualmente ela tem passado por reformas, recebendo novas tonalidades de cores, destacando assim detalhes que por muitos anos passaram despercebidos.
(Texto: Fernando do Vale e Mayke Riceli. Supervisão: Alexandre de Araújo. Fonte: “A história de Pouso Alegre”, Octavio Miranda Gouvêa; “Dos 7 aos 77”, Amadeu de Queiroz; Acervo do MHMTT)

Um comentário:

  1. NOSSA LINDA CATEDRAL, MAS GOSTARIA DE LER MAIS SOBRE AS PESSOAS QUE PASSARAM PELA NOSSA CATEDRAL, COMO D OTAVIO CHAGAS DE MIRANDA, D JOSE D ANGELO NETO, MONS OTAVIANO LAMANERES, MONS BENEDITO MARCILIO MAGALHÃES ETC. DONA NINI FERNANDES E MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE MUITO SE EMPENHARAM PARA NOSSA LINDA POUSO ALEGRE TER EM SUA PRAÇA ESTA MARAVILHA.

    ResponderExcluir