Tradutor

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

OS PRIMEIROS JORNAIS DE POUSO ALEGRE

Isaías Pascoal*

O padre, deputado e senador José Bento foi o pioneiro no jornalismo político em Pouso Alegre e região. Foram criações suas o Pregoeiro Constitucional e o Recopilador Mineiro. Quando surgiu, em 1830, o Pregoeiro Constitucional, sob a ótica do Liberalismo, se opôs a D. Pedro I de forma resoluta e agressiva. Suas matérias eram mais doutrinárias e filosóficas, com pouca preocupação em descrever fatos. Os textos eram extensos, faziam comparações entre governos tirânicos (Turquia) e os democráticos (Inglaterra), e exaltava a ideologia Liberal, na realidade, a grande bandeira de luta dos que se opunham ao imperador.

 Já o Recopilador Mineiro (1833-37) era de uma fase em  que D. Pedro I já havia renunciado ao poder. Na época, o interesse primordial do governo regencial era garantir a ordem política e social e salvar o país da “anarquia”. Suas matérias são mais relatos de acontecimentos. São menos filosóficos e doutrinários. Há anúncios que, no Pregoeiro Constitucional, eram impensáveis. O mote principal são os fatos políticos. Afinal, os leitores estavam interessados em acompanhar o rumo da política no país. De longe, a maior preocupação.

Os acontecimentos do exterior também eram assuntos de interesse dos leitores. Os jornais reservavam um espaço para o noticiário internacional, sobretudo se relevante para a situação interna crítica. Conhecer o que se passava fora do país, principalmente na Europa, servia como norte para as lideranças políticas brasileiras.
 
As notícias internacionais chegavam com muito atraso ao sul de Minas, cerca de três meses após o seu acontecimento. A imprensa não conseguia, nem mesmo, publicar notícias de uma província a outra sem que isso levasse ao menos um mês.

O Pregoeiro Constitucional, de 20 de outubro de 1830, nº 13, fala sobre a revolução que explodiu em Paris no mês de julho. As matérias do exterior publicadas enfatizavam os conflitos entre os países. O Recopilador Mineiro, de 19 de dezembro de 1833, nº 89, trazia uma transcrição do Jornal do Commercio que fazia análise sobre a invasão da Ilha das Malvinas pela Inglaterra, explicitando o apoio dos brasileiros aos argentinos: “Invadidas as Ilhas Malvina pela Corveta de S. M.Britaneia (...) Entretanto a Regencia do Imperio  do Brazil, (...), tem sido um dos primeiros que de modo mais franco e nobre deu uma prova inequivoca de que olha para a Causa da America, como propria, e que em qualquer tempo se collocará á frente dos Estados Americanos para resistir ao poder Europêo. Estamos autorisados a publicar que a Regencia  do Brazil, sem outra iniciativa além de circular nosso Governo, ordenou seu Ministério Plenipotenciário em Londres o Cavallheiro Mello Mattos, coopere por todos os modos possiveis  a sustentar as reclamações do Ministro da Republica Argentina a respeito da usurpação das Malvinas por parte da Inglaterra”.

Além do dia-a-dia da política nacional e internacional, os jornais faziam comentários sobre o comportamento feminino, a chegada dos correios, divertiam seus leitores com anedotas, e até noticiavam o falecimento de seus desafetos.

Em 16 de outubro de 1830, na edição de nº 12 do Pregoeiro Constitucional, é noticiada a morte do presidente de Sergipe: “Consta-nos que morreu o Presidente de Sergipe; muitas vezes a morte de um mau empregado, é origem de paz, e tranqüilidade!”

O Recopilador Mineiro de 9 de novembro de 1833 trazia ao fim de sua edição uma anedota: “Anedocta: Aconselhava-se a um velho que cazasse: elle respondeu, que não gostava de mulheres velhas: Disserão-lhe que tomasse uma moça: oh! Replicou elle, eu sou velho, e não posso supportar as velhas, como uma moça me ha-de supportar?”

Este era o cotidiano retratado pelos jornais. Os acontecimentos políticos eram esperados e lidos com interesse. A sociedade sul-mineira se desenvolvia e procurava se espelhar na Corte em sua maneira de ser, de vestir e viver.  Os homens liam e discutiam as notícias em rodas de amigos, enquanto as mulheres faziam suas visitas, e José Bento realizava façanhas na política e no jornalismo.
 
 
*Professor no Instituto Federal de Educação do Sul de Minas. Formado em Pedagogia e História, com especialização em História Moderna e Contemporânea pela PUC-BH, mestrado em Sociologia pela UNICAMP e doutorado em Ciências Sociais também pela UNICAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário