Tradutor

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ribeirão das Mortes- Origem do nome


O nome de Ribeirão das Mortes é atribuído por alguns historiadores que ali, junto a veio d’água, travou-se dois grandes combates. O primeiro combate é atribuído às desavenças entre o povo de Pouso Alegre e os fiéis de Santana, atual Silvianópolis. Segundo a lenda a imagem do Senhor Bom Jesus dos Mártires, foi vendida pelo padre Hermógenes, pároco de Santana, para os fiéis e instalada na igrejinha do arraial de Pouso Alegre do Mandu. Os fiéis vieram de Santana com o intuito de recuperar a imagem, e no córrego do Cantagalo travaram batalha  com a multidão de homens e mulheres de Pouso Alegre. Os santanenses, sendo em menor número, perderam a batalha. Não houve mortos, apenas alguns feridos.
 
Alguns historiadores afirmam que o Ribeirão foi batizado assim devido ao grande combate travado na época dos Emboabas. Estudos aprofundados da história desmentem a lenda, e apontam o rio Cervo, aberto para o ouro de aluvião que aparecia nas suas margens, como alvo de disputa por paulistas e portugueses.

Ribeirão do Sangue foi o nome primitivo do córrego que nasce ao sul da serra do Cantagalo e corre dali para o Leste, até o rio Sapucaí. A compreensão do nome, segundo estudos realizados por  Augusto José de Carvalho, veio da matança dos porcos na região, a partir das últimas décadas do século dezenove. Ali eram abatidos muitos suínos para a indústria de banha.

CARVALHO, Augusto Jose. Terra do Bom Jesus. Artes gráficas Irmão Gino ltda..Pouso Alegre, Minas Gerais, 1982. P.98 a 90

Nenhum comentário:

Postar um comentário