Tradutor

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Pesquisa no MHMTT


"a incompreensão do presente nasce da ignorância do passado"
Marc Bloch

            Nas ultimas edições, nesta mesma coluna, abordamos a questão da importância das diversas memórias que compõe a sociedade, em especial as que integram o espaço do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, organizado nos seus mais diversos núcleos.
            Neste sentido, a pesquisa é uma das formas de se colocar em evidência e investigar o que está guardado ou até mesmo escondido nos arquivos ou até mesmo nas memórias das pessoas. O pesquisador, através da “Nova História” é aquele que “dá voz” aos documentos e aos silenciados de algum lugar.
            A Nova História ainda propôs formas de investigações em diversas fontes, que durante muito tempo permaneceram esquecidas. Além dos documentos escritos, atualmente trabalha-se com imagens, jornais, cinema, vídeo, pinturas, charges e outros suportes documentais que levam o pesquisador a questionar, refletir e realizar sua pesquisa investigativa. È necessário que o pesquisador tenha um olhar abrangente sobre a movimentação da sociedade em conjunto com o contexto vivido. Neste sentido, é necessário que o historiador tenha um olhar crítico sobre a documentação pesquisada para que não se torne um mero reprodutor daquilo que já está dito.
            Em Pouso Alegre, o número de pesquisas está aumentando, devido a disponibilidade de fontes encontradas em arquivos e principalmente no Museu Histórico. A grande procura são de acadêmicos do curso de História, buscando informações, principalmente em temas relacionados a linha de pesquisa “Historia e Cidade”. Temas como: Avenida Doutor Lisboa, Cadeia Publica, Colônia Francisco Sales, Estação Ferroviária, Distrito Industrial, Mercado Municipal entre outros foram requisitados em nossos arquivos por estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos. Os pesquisadores podem ter acesso a alguns documentos como: jornais, revistas, atas do poder legislativo, imagens fotográficas entre outros, muitas vezes já digitalizados e arquivados no banco de dados da própria instituição.
            As pesquisas locais atualmente desenvolvidas contribuem para a valorização das muitas memórias e para um novo jeito de se escrever história da cidade de Pouso Alegre.  

Colaboração: Fernando do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário