Tradutor

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DOAÇÕES II




Na mesma tarde, recebemos a visita do General Gilberto Azevedo que mais uma vez realizou importantes doações para o MHMTT. São peças que contam a história de Pouso Alegre:

Um dos quadros traz uma reprodução do desenho idealizado pelo artista pouso-alegrense Benedito Machado, retratando o registro do Mandu em 1750, criado na região pela Fazenda Real da Coroa Portuguesa, depois da descoberta do ouro em Santana do Sapucaí (atual Silvianópolis). Tal posto foi construído para evitar o contrabando e desvios de ouro, diamantes e mercadorias para Santos e São Paulo.

Outro objeto é uma reprodução do quadro do artista Passos Maurício, que retrata Pouso Alegre em 1863, identificando a Matriz, o morro do Itaim e o antigo Cemitério no Alto das Cruzes.

Podemos ainda destacar um fragmento do Meteorito do Bendegó, encontrado em 1784 pelo menino Bernardino da Mota Botelho, filho do vaqueiro Joaquim da Mota Botelho, próximo ao riacho do Bendegó, então município de Monte Santo, no Sertão Baiano. 

Curiosidades: 

·         É o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro; 

·        No momento do seu achado, tratava-se do 2º maior meteorito do mundo, mas hoje ocupa o 16º lugar, em tamanho. A julgar pela camada de 435 cm de oxidação sobre a qual ele repousava, e a parte perdida de sua porção inferior, calcula-se que estava no local há milhares de anos; 

·         A pedra mede aproximadamente 2,20m x 1,45m x 58 cm, e tem um peso de 5.360 quilos. Tem formato achatado, parecendo uma sela. Um extremo do meteorito foi cortado para análise, determinando-se a sua composição de ferro e 6,5% de níquel com outros elementos em pequena quantidade. Os resultados da análise foram publicados em Estudo sobre o Meteorito do Bendegó, Rio de Janeiro 1896; 

     Existem hoje quatro réplicas da pedra, em tamanho real. A primeira foi confeccionada em madeira para figurar na Exposição Universal de Paris em 1889, e está hoje no Palais da Découverte. A segunda, em gesso, foi feita na década de 1970 e está no Museu do Sertão em Monte Santo, próximo ao lugar onde o meteorito foi originalmente encontrado. Outras se encontram no Museu Geológico da Bahia, em Salvador, e no Museu Antares de Ciência e Tecnologia, em Feira de Santana/ BA. 


General Gilberto Azevedo, Dulcinéia Costa (Presidente da Câmara Municipal) e Alexandre de Araújo

Fragmento do Meteorito de Bendegó doado ao MHMTT pelo General Gilberto Azevedo

DOAÇÕES I



Na tarde de segunda feira (04/02), o MHMTT recebeu mais uma preciosa doação. Desta vez, passa a compor o núcleo temático “Diocese” o hábito que pertenceu a Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade (Mãezinha), doado pelas Monjas do Carmelo. 

Nascida no dia 08/07/1909 em Maria da Fé/MG, a jovem Maria Giselda Villela ingressa no Carmelo de Campinas no início da década de 30. Decorridos 13 anos de sua vida religiosa, é enviada para fundar um novo Carmelo na cidade de Pouso Alegre/MG, onde foi priora durante 42 anos e chamada carinhosamente de Mãezinha. 

Aos 20 de janeiro de 1988 falece aos 77 anos, sendo aberto seu processo de Canonização no ano de 2006. 

O MHMTT recebe carinhosamente tão importante doação para seu acervo. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cadeira de Dentista



O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, na última quinta feira (31/01) recebeu mais uma importante e valiosa doação. Trata-se de uma Cadeira de Dentista, utilizada entre 1885 e 1930. Este instrumento de trabalho é composto por um Trépano a pedal (ou motor de corda) e foi patenteado por James Beal Morrison em 1871 nos Estados Unidos. Pertenceu ao dentista Dr. Francisco Salles Mendes que atendia nas fazendas e na cidade de Poço Fundo. Agradecemos aos doadores Sra. Maria Mendes de Paiva e Sr. Elcio Mendes de Paiva (neto do dentista). 


Presidente da Câmara de Ribeirão Vermelho visita Legislativo de Pouso Alegre



Em visita à cidade na última sexta-feira, 1º de fevereiro, Ronaldo Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Vermelho, aproveitou para conhecer a estrutura e estreitar laços com o Legislativo local. Vereador por sete mandatos e ocupando pela 4ª vez a presidência, ele conheceu os departamentos que compõem a Câmara, entre eles, a TV, os gabinetes parlamentares, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, o Plenário, a Escola do Legislativo e o setor administrativo.
Além de Ronaldo Fernandes por aqui passaram a chefe de gabinete Reisla de Souza, a engenheira da prefeitura Renata Patto Oliveira e a Assessora Legislativa Rafaela Zanoli.

Câmara, Museu e Princesa do Sul renovam parceria



Projeto “Passeio pela História”, que beneficia estudantes de Pouso Alegre, é reafirmado. 

Nesta quarta-feira (30), a equipe do MHMTT (Museu Histórico Municipal Tuany Toledo) e o presidente em exercício da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Hamilton Magalhães (PTB), se reuniram com o diretor da Viação Princesa do Sul, Rogério Bertolucci, para renovarem a parceria firmada pelo projeto “Passeio pela História”.

O projeto “Passeio pela História” visa oferecer transporte seguro para que alunos de Pouso Alegre visitem o MHMTT e conheçam a história da cidade de forma dinâmica e interativa. Nos três anos em que o Projeto está em funcionamento, o MHMTT já recebeu 8.223 crianças transportadas pela Viação Princesa do Sul.  “É muito importante para a Viação Princesa do Sul apoiar e participar de um projeto como este, que além de ajudar a disseminar a história de Pouso Alegre, contribui para formação cultural das crianças e adolescentes”, afirma Rogério Bertolucci.

De acordo com a assessora do MHMTT, Cristiane Reis da Silva Costa, a parceria com a Viação Princesa do Sul é o grande diferencial do projeto. “Muitas vezes as escolas não dispõem de transporte para trazer os alunos até o Museu, principalmente as escolas estaduais.”, explica. 

Durante as visitas, os estudantes assistem a um vídeo educativo e são orientados a respeito da importância do Museu para a preservação da memória. Em seguida, são direcionados ao MHMTT, onde, com a orientação de um agente cultural, aprendem sobre a história de Pouso Alegre por meio das fotografias, além de conhecerem o cotidiano dos pouso-alegrenses do passado pelos objetos expostos. 

“As crianças demonstram muita curiosidade em relação ao principal personagem da história do Museu, Sr. Alexandre de Araújo. Alvo de entrevistas constantes, o supervisor do MHMTT é questionado sobre seu interesse em preservar a história e os motivos que o levaram a criar um Museu”, ressalta Cristiane. 

As visitas orientadas destinadas às escolas ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras e devem ser agendadas com antecedência de 15 dias. Mais informações e agendamentos, pelos telefones 3429-6511/ 3429-6512, de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 14h.
Cindy Gomes
Ascom Câmara
                                                                                                                                               31/01/2013